Como acender velas da forma correta?
Se você ama acender velas assim como nós, certamente já percebeu que elas costumam queimar da mesma forma em que queimaram nas vezes anteriores, nós chamamos isso de memória de queima da vela. Quando a cera nas bordas não derrete, o pavio acaba se afundando em meio ao material endurecido — gerando um processo parecido com a erosão. Felizmente, existem algumas maneiras de evitar esse problema. Preste bastante atenção na primeira queima e crie certos hábitos, como acender e apagar a vela de forma adequada e armazenar a vela no local apropriado, que você certamente terá uma experiencia muito mais agradável com suas velas. Então acenda uma vela, fique bem confortável e vamos entender melhor como cuidar das velas da Natural Labo e assim aproveitar todos os benefícios que essas maravilhas podem nos trazer.
Opte por acender a vela em uma superfície plana e estável.
Nunca coloque velas em superfícies inclinadas: além de a cera derreter de forma irregular, a chama ainda pode produzir aquela fumaça preta indesejada. Para piorar, a cera pode escorrer, estragando a aparência do frasco. Por fim, é muito arriscado colocar produtos do tipo em estofados de cadeiras e outros locais inclinados ou instáveis.
Utilize um acendedor a gás ou palito de fósforo longo para acender sua vela.
Vai ser mais fácil alcançar o pavio da vela sem produzir uma chama irregular se ela estiver nivelada e você usar um acendedor ou palito de fósforo longo. Encoste a ferramenta ou o palito no pavio e, assim que ele também acender, tire o objeto de perto.
- Se você for soprar o palito de fósforo, vire-se para longe da chama da vela.
- Não use isqueiros ou palitos de fósforo comum. Você pode ter que virar a vela de lado para alcançar o pavio, fazendo com que a cera já comece irregular.
Não acenda suas velas em áreas muito ventiladas.
Aquela “dancinha” que as chamas fazem quando bate alguma brisa é bonita de ver, mas afeta a forma como a vela queima. Por isso, nunca acenda nenhuma vela onde houver vento, janelas abertas, pessoas circulando, e assim por diante.
- As chamas também produzem manchas de fumaça quando balançam muito. Elas ficam ainda mais visíveis em potes de vidro.
- No fim das contas, isso também se trata de uma precaução necessária. A menor brisa já é capaz de transferir parte da chama a um pedaço de papel ou a uma cortina que esteja por perto.
Apare o pavio em torno de 3 e 6 mm de comprimento antes de acender sua vela.
Pavios muito longos ficam com um formato estranho, o que cria uma chama instável. Ela, por sua vez, produz fumaça e impede que a vela queime de forma regular. Para evitar que isso aconteça, corte o material com uma tesoura apropriada para velas antes de acender qualquer vela.
- Descarte o pedaço do pavio que você cortar e veja se não há resíduos ou cinzas em cima da cera.
Sempre espere para que toda a camada superior de cera fique derretida na primeira vez em que acender a vela.
Sempre que for acender uma vela Natural Labo, deixe-a queimar até a primeira camada da cera derreter completamente. Fique de olho e não apague a chama enquanto não restar apenas uma “piscina” de cera derretida na superfície do recipiente.
- O tempo necessário para a cera derreter depende do tipo e do tamanho da vela. De maneira geral, as velas da Natural Labo levam até três horas para queimar toda a superfície.
- Algumas velas podem demorar quatro horas para queimar na primeira vez.
Deixe a camada superior derreter todas as vezes que você acender sua vela.
No geral, as velas conseguem “se lembrar” de quanta cera derreteu nas vezes anteriores que você as acendeu. Sem o devido cuidado, aquela camada de cera derretida vai ficar gradualmente menor — até surgir aquela erosão no meio do material. Para evitar que isso aconteça, continue seguindo o passo acima: monitore a vela o tempo todo e deixe a primeira camada derreter por inteiro.
Nunca deixe uma vela acesa por mais de quatro horas.
Fique de olho no progresso da vela e apague a chama assim que você notar que a cera está completamente derretida. Não passe de quatro horas, ou os perfumes da cera podem acabar perdendo suas propriedades.
Vela com vários pavios duram menos tempo?
Você pode até achar que a quantidade maior de pavios indica que a vela queima mais rápido, mas o que acontece de verdade é o oposto: os pavios ficam bem espaçados e mais próximos dos aros do recipiente. Isso significa que a cera vai queimar em uma camada uniforme, evitando que ela crie aquele efeito de erosão no meio.
- Por exemplo: a vela labo cimento com 7,5 cm de diâmetro com dois pavios, queima por mais tempo e de maneira mais uniforme que uma vela de mesmo tamanho, mas com um único pavio.
- Se a vela de um pavio estiver com este deslocado do centro, o risco de queimar de maneira irregular é maior. Quanto maior é a quantidade de pavios, maiores são as chances de sucesso!
Acesse nosso blog para mais conhecimento sobre esse mundo encantador de aromas e velas. Siga a Natural Labo no Instagram.